Jornada Viva Infância

No dia 20/10 aconteceu a I Jornada do Instituto Viva Infância, com a temática “Se seu olhar muda, *Tudo muda!*”. Agregando à ideia de que a discapacidade, ou deficiência, pode ser definida entre uma disfunção no corpo e as barreiras sociais, a noção de que “nada sobre nós sem nós, com os outros e para todos”, o evento dipôs de 4 mesas compartilhadas entre profissionais e pessoas com discapacidades, para discutir esse tema.


A possibilidade de cada um falar a partir de seu lugar de fala e no mundo, deu um tom emocionante à jornada.
A abertura do evento contou com a participação do estudante autista Matheus Silva, bem como do professor e diretor da Escola de Música com Tecnologia (Temus/SSA), Adailton de Almeida, que juntos fizeram uma bela apresentação tocando piano. . .
Em seguida, deu-se início à conferência com o pediatra Leonardo Posternak, e, posteriormente, João Bosco Dias Santa Rosa, deficiente visual que trabalha com tecnologias para inclusão de pessoas cegas. A psicóloga Patricia Mascarenhas Fernandes abordou a prática da capoeira como forma de inclusão de crianças. 

Relatos de vidas abrilhantaram ainda mais o evento, como o da jovem Giovana Silva Ribeiro, portadora da síndrome de Down; o do autista Adriano Galvão Cruz, que é guia no projeto TAMAR; o da psicanalista Ilana Kartz, que arrematou o nosso compromisso com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a legislação para a pessoa com deficiência no mundo em que o Brasil é signatário. 

A psicóloga convidada, Isabela Couto Henriques Barreto, narrou em seu depoimento como se deu a construção de sua maternidade, os desafios e alegrias de sua experiência como mãe de crianças com a síndrome do X-Fragil.

Foi um momento lindo, único, rico de reflexões e aprendizados!
Até a próxima Jornada Viva Infância ! 

Melhores Momentos

Contate-nos: (71) 3363-7717   

E-mail: institutovivainfancia@gmail.com    

Rua Tenente Gustavo dos Santos - 26C - Boca do Rio / CEP: 41706-860

© Desenvolvido por Viva Infância.