Claudia Mascarenhas

Psicóloga

Formação acadêmica

Doutora em Psicologia Clínica - USP (2010).

Mestre em filosofia da ciência pela Universidade de Campinas - UNICAMP (2003).

Especialização em psicopatologia do bebê pela Université de Paris Nord - dep. de Medicina (1990).

Especialização em epistemologia da psicanálise - UNICAMP (1998).

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1989).

Fundou o Instituto Viva Infância (OSCIP) e foi presidente até maio de 2013. Membro do Espaço Moebius, Instituição de Psicanálise.

Membro da WAIHM (word asociation of infant health and mental).

Representa o Instituto Viva Infância na Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

Membro do Movimento Psicanálise autismo e saúde publica, onde participa do GAP (grupo de ações políticas). Consultora do grupo de monitoramento da implementação da política pública sobre autismo do ministério da saúde. Fundadora e idealizaora do INFANS unidade de atendimento ao bebê, núcleo São Paulo e Salvador.

Foi Co-Coordenadora nacional da pesquisa PREAUT, capacitação e detecção precoce de risco de perturbação da interação e comunicação (2006-2014). Durante o ano de 2012 foi consultora do Ministério da Saúde para elaboração do documento “Linhas de cuidados para a atenção a pessoa com espectro do autismo e sua família na rede RAPS”, assim como técnica revisora do mesmo documento para a implantação de uma política pública para o autismo no Brasil.

Foi supervisora de CAPSi pelo Ministério da Saúde, consultora em políticas de prevenção precoce da prefeitura de Campina Grande.

Publicou os livros: “Psicanálise para aqueles que não falam? A imagem e a letra na clinica com o bebê” - Instituto Viva Infância, (2011);  "A criança em cena: o infantil e a perversão” - Ed. Casa do Psicólogo (2007) e “O sofrimento precoce: uma introdução a psicopatologia do bebê” - UFCG (2007).

Diretora da coleção de livros Primeira Infância - Casa do Psicólogo.

Diretora de publicações no Instituto Viva Infância.

Foi idealizadora e Organizadora dos Encontros Nacionais sobre o bebê (I,II,III,IV e V). Principais temas: bebê, psicologia recém-nascidos, psicanálise, autismo, psicanálise crianças, política pública e prevenção psico-social.

VER TODOS

Contate-nos: (71) 3363-7717   

E-mail: institutovivainfancia@gmail.com    

Rua Tenente Gustavo dos Santos - 26C - Boca do Rio / CEP: 41706-860

© Desenvolvido por Viva Infância.